Romance
Através de um comando que passa pela simples ação de pedir diretamente para dizer, esta peça enche de palavras a boca do espectador. O comando torna-se um ponto de relação entre espectador e performer e um dispositivo de diálogo entre espectadores. Vozes e perspetivas plurais são distribuídas através de um texto que reage ao discurso vigente da classe média ocidental, parodiando lógicas discursivas quotidianas que, extremadas, denunciam o obsceno por detrás do politicamente correto. O dispositivo contém em si a força ou o perigo de se falar com as palavras de outro, criando fortes jogos de identificação e repulsa pelo que se diz: “Diz que me emprestas dinheiro se eu não arranjar trabalho. Diz que acreditas que depois te pago. Diz que não me deixas a viver na rua assim vestido. Diz-me que não estamos aqui a viver a típica situação de uma pequena burguesia de esquerda a empatizar com os pobrezinhos. Diz-me que não estamos! Diz! Não negues que estás!”
By simply asking the audience to say certain lines, this piece fills the audiences’ mouths with words. The request becomes a point of contact between the audience and performer and also a device creating dialogue between audience members. Voices and plural perspectives are contained in a text that reacts to the dominant discourse of the western middle classes, parodying daily discursive strategies that, taken to the extreme, denounce the obscenity behind the politically correct. The device contains in itself the power or danger of speaking someone else’s words, creating games of identification and repulsion with what is said: “Say that you’ll lend me money if I don’t find a job. Say that you believe I’ll pay you back. Say that you won’t let me live in the street dressed like this. Tell me this is not the typical situation of the leftist petit bourgeoisie empathising with a poor man. Say that’s not us! Say it! Don’t deny it!”
Lígia Soares (Lisboa, 1978) começou o seu trabalho como atriz em 1997 na companhia de Teatro Sensurround, foi residente da TanzFabrik-Berlin e integrou o DanceWeb em Viena. Desde 2001 criou mais de 20 peças da sua autoria ou em colaboração, onde relaciona a escrita com a experiência em dança entre as quais destaca, uma trilogia de dois solos ao mesmo tempo no mesmo espaço com a sua irmã Andresa Soares, as suas peças La Famiglia, At The Origins of The Crisis, Birds and Wind e as suas colaborações com Rita Vilhena The Lung e Turning Backs. Com Miguel Castro Caldas criou Sabotage e Se Eu Vivesse Tu Morrias. Promoveu vários projetos nacionais e internacionais de programação, em Lisboa, Porto, Madrid, Paris, Brasília e Rio de Janeiro. Pesquisa sobre como criar dispositivos cénicos inclusivos da presença do espectador enquanto elemento constituinte da dramaturgia do espetáculo. Juntamente com Andresa Soares é diretora artística da Máquina Agradável.
Lígia Soares (Lisboa, 1978) began her career as an actress in 1997 with Sensurround. She was a resident artist at TanzFabrik-Berlin and participated in DanceWeb in Vienna. Since 2001, she has created and co-created more than 20 pieces connecting text and writing with her experience in dance. Highlights of her work include a trilogy of two solos at the same time in the same space with her sister Andresa Soares, La Famiglia, At The Origins of The Crisis, Birds and Wind and collaborations with Rita Vilhena The Lung, and Turning Backs She created Sabotage and Se Eu Vivesse Tu Morrias with Miguel Castro Caldas. She has led Portuguese and international programming projects in Lisbon, Porto, Madrid, Paris, Brasília, and Rio de Janeiro. She researches how to create performance situations that include the audience’s presence as a constituent element of the dramaturgy. With Andresa Soares, she is co-artistic director of Máquina Agradável.
Concepção, Texto e Interpretação / Conception, Text and Performance: Lígia Soares
Música / Music: Mariana Ricardo
Apoio à Dramaturgia / Dramaturgy Support: Miguel Castro Caldas
Design Gráfico / Graphic Design: Filipe Pinto
Figurino / Costume: Tânia Afonso e Lígia Soares
Produção / Production: Máquina Agradável
Apoios / Support: Mala Voadora e Primeiros Sintomas
Espetáculo criado com o apoio do Ministério da Cultura / Direção-Geral das Artes. Created with the support of the Portuguese Ministry of Culture / Directorate-General for the Arts
Foto / Photo: Cláudia Morais.