Outros Trabalhos / Other Works
Outros Trabalhos reúne vários profissionais numa reflexão transversal e aberta ao público sobre criação e programação artísticas. Este ano, norteados pelo binómio Transações/Transformações, questionamo-nos sobre as transações dentro do meio profissional e entre este e o seu exterior.
Como têm mudado os modos de colaboração entre artistas e programadores e que efeitos estas transformações têm sobre os públicos e a dinâmica cultural das comunidades? Que problemas se colocam entre as transações de proximidade e o mercado da arte globalizado? Que espaço de criação e decisão têm as comunidades nas propostas de participação artística? Que modelos de ‘criação comunitária’ transitam entre territórios e quais os efeitos desta disseminação?
A partir de questões avançadas por Maria Vlachou e José Alberto Ferreira, artistas e programadores partilham as suas experiências de trabalho e as dúvidas que elas lhes suscitam, pondo-as à discussão dos presentes.
Other Works brings together several professionals in a transversal reflection open to the public about artistic creation and programming. This year, taking our cue from the binomial Transactions/Transformations, we question the transactions within and outside the professional world.
How have the modes of collaboration between artists and programmers changed, and what effect does this have on audiences and on the cultural dynamics of communities? What problems arise between the transactions of proximity and the globalised art market? What space for creation and decision do communities have in participative artistic proposals? What models of ‘community creation’ migrate across territories and what are the effects of this dissemination?
From the questions raised by Maria Vlachou and José Alberto Ferreira, guest artists and programmers exchange ideas and discuss their experiences and the doubts they face.
PAINEL / PANEL #1 • 10h30–13h
Os Artistas, os Programadores e “Os Outros”/ Artists, Programmers and “Others”
Problematização e Moderação / Questioning and Moderation: Maria Vlachou
Convidados / Guests: Ana Borralho & João Galante, Joana Craveiro, Magda Henriques, Rui Catalão.
PAINEL / PANEL #2 • 14h30–17h
Colaborações entre Artistas e Programadores / Collaborations Between Artists and Programmers
Problematização e Moderação / Questioning and Moderation: José Alberto Ferreira
Convidados / Guests: Ana Rocha, Cristina Grande, Paula Garcia, Sezen Tonguz.
Maria Vlachou é consultora em Gestão e Comunicação Cultural. Diretora Executiva da associação Acesso Cultura. Autora do blog Musing on Culture (e do livro homónimo). Foi Diretora de Comunicação do São Luiz Teatro Municipal e responsável de Comunicação do Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva. Foi consultora do Museu Arpad Szenes – Vieira da Silva e da Comissão Cultural da Marinha. Colaborou com os programas Descobrir e Próximo Futuro da Fundação Calouste Gulbenkian. Alumna do DeVos Institute of Arts Management at the Kennedy Center for the Performing Arts (Washington). Mestre em Museologia pela University College London.
José Alberto Ferreira é docente do Departamento de Artes Cénicas e membro do Centro de História de Arte e Investigação Artística da Universidade de Évora. Integra vários grupos de investigação nas áreas do teatro e da edição de texto e colabora com jornais e revistas nacionais e internacionais. Publicou Uma discreta invençam, Escrita na paisagem, Por dar-nos perdão e, em co-edição, Autos, Passos e Bailinhos. Os textos dos Bonecos de Santo Aleixo. Colabora com várias organizações de formação, festivais e instituições na área da programação artística e cultural. Criou e dirigiu o Festival Escrita na Paisagem e é atualmente curador dos Ciclos de São Vicente.
Ana Borralho (Lagos, 1972) & João Galante (Luanda, 1968) conheceram-se enquanto estudavam artes plásticas. Na década de 90 trabalharam juntos como atores e cocriadores com o grupo de teatro Olho. Desde 2002 trabalham em parceria nos campos da performance art, dança, instalação, fotografia, som e vídeo. Ana Borralho & João Galante são um casal na vida, uma entidade com dois corpos, elemento biográfico essencial para a compreensão do seu trabalho, já apresentado em muitos países. Criaram com Mónica Samões a associação cultural casaBranca e são diretores artísticos do Festival Verão Azul no Algarve.
Joana Craveiro é atriz, encenadora e diretora artística do Teatro do Vestido, coletivo que recebeu uma Menção Honrosa da Associação Portuguesa de Críticos de Teatro, em 2012. Com formação na Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa e licenciada em Antropologia pela Universidade Nova de Lisboa/ FCSH, concluiu, em 2004, o Master of Drama da Royal Scottish Academy of Music and Drama de Glasgow, onde foi galardoada com o prémio de encenação Avrom Greenbaum. Foi professora em várias escolas e é, atualmente, professora no curso de teatro da ESAD (Caldas da Rainha). Realizou o doutoramento no departamento de Teatro e Estudos da Performance da Roehampton University, em Londres, sobre transmissão da memória política em Portugal no Estado Novo, 25 de Abril e PREC.
Magda Henriques é professora de História das Artes na Academia Contemporânea do Espetáculo (Porto). Foi responsável pelo Programa de Atividades Educativas Derivas Artísticas da Circular (Vila do Conde) e foi coordenadora do Projeto Educativo do Círculo de Artes Plásticas de Coimbra. Tem desenvolvido programas no âmbito da arte contemporânea, destinados a públicos adolescente e adulto, em colaboração com várias instituições e festivais, destacando-se a Fundação de Serralves, Fundação Calouste Gulbenkian, A Oficina (Centro Vila Flor e Centro Internacional das Artes José de Guimarães), a Culturgest, o Teatro Maria Matos, o Teatro Viriato, o CENTA e o Festival Escrita na Paisagem.
Rui Catalão apresentou uma série de solos autobiográficos onde faz o retrato da vida privada da sua geração, entre os quais Dentro das palavras, Canções i comentários e Trabalho Precário. As suas peças mais recentes são Judite (TNDMII, 2016) e Assembleia (TMM, 2017). Paralelamente, tem desenvolvido projetos pedagógicos com incidência em métodos de trabalho, construção dramatúrgica, autonomia criativa e tomadas de decisão em tempo real. Nos últimos 16 anos trabalhou em peças de inúmeros artistas, tais como João Fiadeiro, Miguel Pereira, Ana Borralho & João Galante, Manuel Pelmus, Mihaela Dancs, Madalina Dan e Edi Gabia. Foi jornalista, crítico musical e de literatura. Organizou e editou Anne Teresa De Keersmaeker em Lisboa e escreveu Ingredientes do Mundo Perfeito, sobre a obra teatral de Tiago Rodrigues.
Ana Rocha é formada em História da Arte e em dança contemporânea. Iniciou trabalho de produção em 2001 na área das artes visuais, tendo alargado a sua atividade a outras disciplinas artísticas e campos, como a criação, a programação e a formação. Foi membro da OOPSA | SOOPA coletivo e bolseira InovArt 2010 nos Uferstudios Berlin e DanceWeb – Impulstanz 2012. Criou o seu primeiro solo, Fraud by Nature, com estreia no Tanztage Berlin em 2012. Tem colaborado como performer, co-criadora e dramaturga em inúmeros projetos de artes performativas. Desde 2012 colabora com Meg Stuart, como assistente de criação e coreografia (Built to Last, projeto cinematográfico com Michael Borremans, Sketches | Notebook e Hunter). Com Jorge Gonçalves fundou, em 2009, o coletivo Mezzanine.
Cristina Grande é responsável pelo Serviço de Artes Performativas e programadora de Dança Contemporânea e Performance da Fundação de Serralves-Museu de Arte Contemporânea. Neste âmbito, destaca a organização da Residência Artística Mugatxoan, realizada em parceria com o Arteleku e La Laboral, e a programação do Festival Trama com um coletivo de programadores. Desenvolve ainda projetos de apoio à criação artística nas artes performativas, destacando a programação em Itália do projeto “Piccola Europa”, realizado a convite do Teatro delle Ariette (Bolonha). Foi responsável pela programação de Dança Contemporânea do Teatro do Campo Alegre entre 2000 e 2002. Incluiu o observatório crítico do projeto de apoio à criação artística “Jovens Artistas Jovens” e integra, desde Maio de 2010, o comité de peritos dos Fundos Roberto Cimetta para as áreas da Dança e Performance. Recentemente fez parte do grupo de curadores internacionais da 2ª edição de “Performance Day 2017: Le Musée Performé”, festival organizado pela Ferme du Buisson e que este ano celebrou o 40º aniversário do Centro de Pompidou (Paris).
Paula Garcia iniciou o seu percurso dentro do Teatro Viriato em 1998 e desde então tem colaborado ativamente na definição da estratégia de programação desta instituição; na criação/consolidação de relações de parceria nacionais e internacionais; bem como no desenvolvimento de conceitos e conteúdos artísticos que têm alicerçado projetos de produção própria do Teatro Viriato. O seu nome é responsável pela concepção e implementação de projetos artísticos de extroversão e com forte impacto ao nível nacional. Nos últimos anos tem sido convidada para proferir comunicações em conferências/encontros de âmbito nacional e internacional. Em dezembro de 2016 foi nomeada Diretora Geral e de Programação do Teatro Viriato, em substituição do coreógrafo Paulo Ribeiro.
Sezen Tonguz estudou dança contemporânea no ÇATI Dance Studio (Istambul) e no Forum Dança (PEPCC, 2009). Colaborou com inúmeros artistas, entre os quais Tetsuro Fukuhara, Ali Moini, Özlem Günyol&Mustafa Kunt, Anouk van Dijk, Vera Francisco, Marcus Neves e Sinan Kestelli, em diversos projetos interdisciplinares. Recebeu a bolsa de dança Klauss Vianna 2011 (Funarte, Brasil) pelo projeto Recipe, co-criado com Julia Salaroli, e a bolsa Kultur Kontakt Austria Dancer in Residence 2012 pelo projeto invisible act. Concluiu recentemente o mestrado em Comunicação e Artes na Universidade Nova de Lisboa /FCSH e continua a sua pesquisa como artista e em práticas curatoriais, de que é exemplo o projeto (Re)union.
Maria Vlachou is a management and cultural communication consultant. She is the Executive Director of Acesso Cultura and author of the blog Musing on Culture (and the homonymous book). She was Communication Director at São Luiz Teatro Municipal and in charge of Communication at Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva. She has consulted for Museu Arpad Szenes – Vieira da Silva and Comissão Cultural da Marinha. She was a collaborator with the Descobrir and Próximo Futuro programmes at Fundação Calouste Gulbenkian. She is an alumna of the DeVos Institute of Arts Management at the Kennedy Center for the Performing Arts (Washington). She holds a Master’s in Museology from University College London.
José Alberto Ferreira is a professor in the Performing Arts Department and a member of the Centre for Art History and Artistic Research at the University of Évora. He has been involved in several research groups in the field of theatre and publishing. He has published several articles and books, in Portugal and abroad. He has published Uma discreta invençam, Escrita na paisagem, Por dar-nos perdão and, as co-editor, Autos, Passos e Bailinhos. Os textos dos Bonecos de Santo Aleixo. He has collaborated with educational institutions, festivals, and artistic and cultural programming organisations. He created and directed Festival Escrita na Paisagem and presently curates Ciclos de São Vicente.
Ana Borralho (Lagos, 1972) & João Galante (Luanda, 1968) met while studying visual art. In the 90s they worked as actors and co-creators with the Olho theatre group. Since 2002, they have worked together to create performance art, dance, installation, photography, sound, and video projects. Ana Borralho & João Galante are partners in life as well, an entity with two bodies. It is important to know this to understand their work, which has been shown in many countries. They founded casaBranca Cultural Association with Mónica Samões and are artistic directors of Festival Verão Azul in the Algarve.
Joana Craveiro is an actress and theatre director, and artistic director of Teatro do Vestido, a collective that received a nomination by the Portuguese Association of Theatre Critics, in 2012. She studied Theatre at the Lisbon Theatre and Cinema School and Anthropology at Universidade Nova de Lisboa/ FCSH, and graduated at the Royal Scottish Academy of Music and Drama in Glasgow, where she was awarded the Avrom Greenbaum prize for theatre direction. She was a teacher in several schools and is presently a teacher at ESAD (Caldas da Rainha). She did her PhD at the Theatre and Performace Studies Dep. at Roehampton University (London), about the transmission of political memory in Portugal during the dictatorship, the 25th of april and PREC.
Magda Henriques is a teacher in Art History at Academia Contemporânea do Espetáculo (Porto). She was responsible for Derivas Artísticas, the education program of Circular Association, and head of the Education Project of Círculo de Artes Plásticas de Coimbra. She has been developing several contemporary art programs, directed to adolescent and adult audiences, in collaboration with art festivals and institutions, such as Serralves Foundation, Calouste Gulbenkian Foundation, A Oficina (Vila Flor Cultural Centre and International Centre for the Arts José de Guimarães), Culturgest, Teatro Maria Matos, Teatro Viriato, CENTA, and Festival Escrita na Paisagem.
Rui Catalão presented a series of autobiographical solos where he presents a portrait of the private life of his generation, such as Dentro das palavras, Canções i comentários and Trabalho Precário. His more recent pieces are Judite (TNDMII, 2016) and Assembleia (TMM, 2017). He develops as well pedagogical projects, going into work methods, dramaturgy, creative autonomy and real time decisions. In the last 16 years he collaborated with artists such as João Fiadeiro, Miguel Pereira, Ana Borralho & João Galante, Manuel Pelmus, Mihaela Dancs, Madalina Dan and Edi Gabia. He was a journalist, and a music and literature critic. He edited Anne Teresa De Keersmaeker in Lisbon and wrote Ingredientes do Mundo Perfeito, about Tiago Rodrigues theatre work.
Ana Rocha studied Art History and Contemporary Dance. She started working as a producer in visual arts, but has enlarged her activity to other artistic areas and fields, such as creating, programming and training. She was a member of OOPSA | SOOPA collective and an InovArt 2010 scholar in Berlin, at Uferstudios, and DanceWeb – Impulstanz 2012. She created her first solo, Fraud by Nature, in 2012, premiering at Tanztage Berlin. She collaborates as a performer, co-creator and dramaturg in several performing arts projects. Since 2012 she collaborates with Meg Stuart, as an assistant (Built to Last, cinema project with Michael Borremans, Sketches | Notebook and Hunter).
Cristina Grande is head of the Performing Arts Dep. and programmer for Contemporary Dance and Performance at Serralves Foundation – Contemporary Art Museum. In this context, should especially be mentioned the artistic residency Mugatxoane, a partnershop with Arteleku and La Laboral, and Trama Performing Arts Festival, a collaborative programme with an experimental focus. She also develops several projects supporting performing arts creation, such as “Piccola Europa”, with Teatro delle Ariette, in Bologna. She was responsible for the Contemporary Dance Programme at Teatro do Campo Alegre (Porto) between 2000 and 2002. She was member of the critical observatory that supported the project “Jovens Artistas Jovens”, and, since 2010, she is part of the expert commitee of Roberto Cimetta Funds for Dance and Performance. She was recently part of an international curators pannel for the 2nd edition of “Performance Day 2017: Le Musée Performé”, festival organized by Ferme du Buisson that celebrated the 40th anniversary of Centre Pompidou (Paris).
Paula Garcia develped her work in Teatro Viriato since 1998 and has, since then, collaborated in the definition of the programming strategy of the institution, in the creation/ consolidation of national and international partnerships; as well as the development of concepts that have fed Teatro Viriato’s production projects. She is responsible for the conception and development of outdoors artistic projects with a strong national impact. In the last few years she has been invited for several conferences nationally and internationally. She is General and Artistic Director of Teatro Viriato since december 2016, folowing Paulo Ribeiro.
Sezen Tonguz studied contemporary dance at ÇATI Dance Studio (Istanbul) and completed PEPCC at Forum Dança (Lisbon). She collaborated with many artists such as Tetsuro Fukuhara, Ali Moini, Özlem Günyol&Mustafa Kunt, Anouk van Dijk, Vera Francisco, Marcus Neves and Sinan Kestelli in various interdisciplinary projects. She received Klauss Vianna Dance Grant 2011 (Funarte, Brasil) for dance/performance piece Recipe co-created with Julia Salaroli and Kultur Kontakt Austria Dancer in Residence 2012 grant for her project invisible act. She has recently completed her master studies in Communication and Arts in New University of Lisbon (NOVA), and continues as research as artist and curatorial practices, of which the project (Re)union is an example.