ZimmerFrei | Family Affair – Torres Novas: O Legado

Artigos-Zimmerfrei

ZimmerFrei

Family Affair – Torres Novas: O Legado

 

Family Affair é um convite a pensar as mudanças na sociedade ao longo dos tempos através do microcosmos doméstico. Que relações e que legado transportam as várias gerações de uma famíla?

Em Family Affair, famílias de Torres Novas são protagonistas da sua própria história, desdobrada e amplificada numa poética a partir das suas experiências reais. Em residência com várias famílias na Praça do Peixe, o colectivo ZimmerFrei recolhe as suas memórias e rotinas, trabalha a re-escrita de eventos importantes da sua vida, num processo de dizscussão e partilha centrado nas relações intergeracionais e nas ideias de antepassado e de herança. Com o objectivo de obter uma imagem das novas constelações familiares na Europa, este projecto propõe-se documentar famílias em várias cidades, valorizando cada indivíduo e a sua história particular em contraponto com a “grande narrativa” sobre os acontecimentos. Apresenta-se assim um estudo de caso participado que revela que “cada um é um especialista na sua família”.

 

ZimmerFrei é um colectivo de artistas formado por Massimo Carozzi, Anna de Manincor e Anna Rispoli. O colectivo tem duas sedes, em Bruxelas e em Bolonha –  cidade onde foi formado em 2000 – e a sua prática artística desenvolve-se entre o vídeo ao documentário, o som e a instalação, bem como fotografia, performance, workshop e projectos de arte pública. Combinando várias linguagens formais, ZimmerFrei produzem projectos em caleidoscópio visual e sonoro que investigam ambientes urbanos reais e imaginários, explorando as fronteiras entre espaço público e território privado. + info: zimmerfrei.co.it

Conceito e direcção ZimmerFrei
Dramaturgia Anna Rispoli, Anna de Manincor
Som Massimo Carozzi
Vídeo Anna de Manincor
Montagem vídeo Gianluca Mattei
Participantes Famílias de Torres Novas
Assistência à direcção Irena Radmanovic
Mediação, assistência e documentação Diana Martins
Comunicação Gaia Raffiotta
Co-produção Open Latitudes, Festival Materiais Diversos, ZimmerFrei

A residência de Anna de Manincor em Torres Novas:

Logos_redeeu_website

Teatro Documental

 

Sáb 17 Set · 18:30

Dom 18 Set · 18:30

Praça do Peixe · Torres Novas

 

aprox. 50 min

M/ 6

Entrada Livre