UM [unimal] – CRISTINA PLANAS LEITÃO

UM © Cristina P. Leitão2

 

Residência artística de Cristina Planas Leitão

UM [unimal] 

24 de setembro a 1 de outubro

Grand Studio | Bruxelas, Bélgica

UM [unimal] (com link para https://cristinaplanasleitao.com/pieces/um/) é um solo que propõe uma macropesquisa sobre o lugar da dança, especificamente das danças de resistência, dos movimentos políticos e sociais e do seu impacto na nossa sobrevivência e manifestação dos corpos de hoje. Conceitos como continuidade, permanência, manutenção, subsistência e resistência são chave no desenvolvimento da peça, originando a questão de que forma a dança contribui para a emancipação dos povos, dos territórios, dos artistas? 
Surge, assim, o binómio movimentos de resistência/ movimentos resistentes ou danças resistentes/ resistência na dança. 
UM [unimal] pretende investigar uma fisicalidade contínua e no virtuosismo do seu limite, através de um corpo que luta pela permanência em palco e cuja perseverança e exaustão contaminam e atraem o público, tal e qual como o gladiador na arena ou o maratonista em competição.

RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS MATERIAIS DIVERSOS / GRAND STUDIO

 

Dando continuidade à parceria com o Grand Studio (Bruxelas) na área das residências artísticas, a Materiais Diversos acolhe a jovem coreógrafa belga Fanny Brouyaux em Lisboa, com o apoio do Forum Dança, e proporciona a Cristina Planas Leitão uma residência em Bruxelas. Enquanto Fanny Brouyaux prepara a sua 2ª criação, De la poésie, du sport, etc., Cristina Planas Leitão dá os primeiros passos de pesquisa para o seu próximo projecto UM [unimal].

Abrindo uma ponte entre Lisboa e Bruxelas no âmbito do apoio à criação em dança, a Materiais Diversos e o Grand Studio (com link para http://grandstudio.be/) pretendem alargar as possibilidades de intercâmbio entre coreógrafos portugueses e belgas, partilhar boas práticas, divulgar e consolidar o trabalho dos artistas, tirando partido da natureza complementar das duas estruturas.

grandstudio-bleu copie