Ninhou Arts Summer Camp em Minde

Summerdestaques

laboratório Ninhou Arts Summer Camp | Minde | 3 a 13 de Setembro 2015


O Ninhou Arts Summer Camp é um novo projeto Materiais Diversos: uma escola de verão de artes performativas. Este laboratório intensivo de criação e formação decorrerá anualmente, em setembro, antecedendo o Festival Materiais Diversos e culminando numa apresentação pública integrada neste festival.

Na 1ª edição, a decorrer entre 3 e 13 de Setembro de 2015, Miguel Pereira é o criador convidado, acompanhado por Teresa Silva (coreógrafa e bailarina) e Paula Caspão (dramaturgista e investigadora).

Miguel Pereira é um criador português da área da dança, que reúne uma vasta experiência em formação e coaching em diversos contextos, nomeadamente enquanto colaborador regular do Fórum Dança e do Trinity Laban Conservatoire of Music and Dance. Valorizando processos fortemente ancorados no trabalho de pesquisa e criação que culminarão numa apresentação pública, este ano seguimos Miguel Pereira num laboratório atento às fronteiras entre o real e o ficcional, o natural e o artificial, tirando partido das características singulares da Vila de Minde. Nesta linha, serão ainda equacionados e integrados no processo os diversos modos de relação com a figura do espectador, construindo e desconstruindo o protocolo teatral.

Por ocorrer parcialmente em paralelo com o FMD, o Ninhou Arts Summer Camp dará ainda aos participantes a oportunidade de assistir gratuitamente e discutir espetáculos e de experienciar a dinâmica FMD juntamente com artistas e públicos. Será privilegiada uma total integração entre prática e teoria e um questionamento sobre as motivações destes jovens para criar “aqui e agora”.

BIO Miguel Pereira
Miguel Pereira frequentou a Escola de Dança do Conservatório Nacional de Lisboa e a Escola Superior de Dança (Lisboa, Portugal). Foi bolseiro em Paris e Nova York. Como intérprete trabalhou com Francisco Camacho, Vera Mantero, Jorge Silva Melo, entre outros. Trabalhou com Jérôme Bel em “Shirtologia(Miguel)”. Como criador destaca, entre outros, “Antonio Miguel” com o qual recebeu em Portugal o Prémio Revelação José Ribeiro da Fonte e a menção honrosa do Acarte da Fundação Calouste Gulbenkian.
Criou para Transitions Dance Company/Laban Centre, Reino Unido. Tem apresentado e leccionado na Europa e Brasil.

 

Inscrições gratuitas*:

O período de candidatura decorreu até dia 10 de Julho.
Os seleccionados serão contactados até 17 de Julho.
Duração: de 3 a 13 de Setembro
Horários: de 3 a 12 Set. das 14h às 20h | 13 Set. 14h às 17h
Apresentação: 12 Set. às 18h – Minde
Limitado a 15 participantes.
Classificação: maiores de 18 (são aceites candidaturas de maiores de 16 com formação/experiência comprovadas).
Inscrição com acesso gratuito às actividades do fMD15.

*Alojamento e alimentação da responsabilidade dos participantes.

Dúvidas e esclarecimentos: inscricoes@materiaisdiversos.com

Orientação e direcção:
Miguel Pereira com a colaboração de Teresa Silva
Práticas teóricas:
Paula Caspão