MEDIAÇÃO DE PÚBLICOS

FORMAÇÃO, PROJECTOS PARTICIPATIVOS E COM A COMUNIDADE

AULAS | RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS | FORMAÇÃO | CONVERSAS APÓS OS ESPECTÁCULOS

-
O FMD entende a mediação como uma ferramenta essencial para o desenvolvimento pessoal e para a criação de novos públicos, conquistados através do seu envolvimento activo regular e da resposta a necessidades específicas de formação. As actividades paralelas enriquecem a programação de PALCO, abrindo novas portas para a descoberta e questionamento dos espectáculos. Convidamos todos a participar!

-

RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS

NÃO SOU SÓ EU AQUI \Claúdia Gaiolas (Teatro) & Rita Rio de Sousa (Vídeo)
Espectáculo de abertura do FMD\2014 Quinta 18 Setembro, Cine-Teatro São Pedro, Alcanena

Participantes: trabalhadores da indústria do curtume de Alcanena
Duração: 20 dias residência + 20 dias ensaios entre Junho e Setembro

Organizado em parceria com o sector de curtumes (CTIC, Couro Azul e António Nunes Carvalho), este processo criativo envolve um alargado grupo de trabalhadores da indústria, numa formação de aproximação às artes performativas que os responsabiliza enquanto protagonistas de um projecto profissional, a apresentar a toda a comunidade.
TEMPO DO CORPO \Sofia Silva (Dança)
Espectáculo de encerramento do FMD\2014  Sábado 27 Setembro, Centro Cultural do Cartaxo

Participantes: maiores de 65 anos residentes no Cartaxo
Duração: 15 dias residência + ensaio

A residência artística para integração do espectáculo Tempo do Corpo desenvolve-se a partir da expressividade dos corpos maduros dos participantes, que ao longo do processo reforçam a auto-estima e o sentimento de pertença e re-descobrem a sua beleza particular. Um trabalho onde convivem as dimensões artística, humana e social.

-

FORMAÇÃO

BARRIGADA | UMA FORMAÇÃO GULOSA EM ARTES PERFORMATIVAS

Ana Pais (concepção e coordenação)

Participantes (a confirmar): André Delgado, Carolina Arantes, Catarina Mauritti, Cristiana Gaspar, Francisco Bacon, Gabriel Lapas, Inês Theriaga, Iolanda Pereira, Luís Antunes, Maria Ramos, Mariana Rodrigues de Almeida, Mica Ferreira, Patt Vasconcelos, Pedro Carvalho, Rafael Rodrigues, Raquel Cavaleiro, Valérie Richart e Sara Bonifácio
Duração: Quinta 18 Setembro a Domingo 21 Setembro

Debate Barrigada, piquenique total: alimento para o corpo e para o ânimo
Domingo 21 Setembro – Mata de Minde

Desafiámos jovens estudantes de artes da região, desde 2009 público influenciado e influenciador do FMD, a integrar a 6ª edição de fio a pavio, complementando a sua formação com um olhar crítico sobre o que fazem e conhecimento operacional do meio profissional em que se movem. Entre o acompanhamento de residências artísticas, espectáculos, artistas e montagens, e participação interventiva em masterclasses (com as várias direcções do Festival – artística, técnica, de produção e comunicação) e fóruns de discussão e crítica liderados por Ana Pais, o grupo recebe literalmente uma barrigada de cultura!

-

CONVERSAS APÓS ESPECTÁCULOS

Uma chuva de aplausos. Os artistas perfilam-se para agradecer, escorrendo suor sob as luzes. Na plateia, o corpo adaptou-se à cadeira e demora a erguer-se. Brotam questões silenciosas: Sobre quê? Porquê? Como? O FMD fá-las ecoar num ápice até ao palco, onde o director artístico do Festival, juntamente com uma crítica de artes performativas convidada, modera um diálogo informal entre artistas e público. Todas as perguntas, intrigas e provocações são bem-vindas!