MATERIAIS DIVERSOS » SOBRE

LOGO MD

Materiais Diversos é uma associação cultural sem fins lucrativos que incentiva a investigação e experimentação artísticas. Tem como missão atrair e sensibilizar múltiplos públicos para as artes performativas, com especial enfoque na dança contemporânea.

Apoia a criação e a difusão de projetos associados, programa e promove em parceria com vários municípios do país espetáculos, ações de formação e de mediação, residências artísticas e técnicas.

Organiza o Festival Materiais Diversos, um projeto pioneiro na promoção do acesso à criação e descentralização artística, que desde 2009 leva a populações e palcos fora dos grandes centros urbanos uma seleção cuidada de projetos nas áreas da dança, teatro e música, assinados por jovens criadores e artistas consagrados, portugueses e estrangeiros.

A Associação Materiais Diversos integra a REDE – Associação de Estruturas para a Dança Contemporânea nacional e é uma estrutura financiada pelo Ministério da Cultura / Direção-geral das Artes, e pelos municípios de Alcanena e Cartaxo.

 

Eixos de atuação:

 

1 | Projetos Associados

Materiais Diversos investe numa equipa fixa profissionalizada que cobre a produção, prospeção, difusão, comunicação, relações públicas e administração dos projetos associados dos artistas Filipa Francisco, Marcelo Evelin e Raquel André.

 

2 | Festival Materiais Diversos

Cumprindo em 2017 a sua nona edição, o Festival Materiais Diversos catapultou uma região com pouca actividade artística profissional para o mapa cultural do país e do mundo, contribuindo para o desenvolvimento cultural, social e económico da região, em parceria com a comunidade local. Somando 100 dias de programação, 790 artistas e perto de 53.000 pessoas de público, num total de 90% de taxa de ocupação em espectáculos, o evento é uma referência incontornável no circuito de festivais de artes performativas.

 

3 | Programação

Em parceria com os Municípios de Alcanena e do Cartaxo, a Associação Materiais Diversos marca presença regular na região do Médio Tejo e Lezíria, através da programação de espetáculos de dança e teatro, projetos de serviço educativo e de um programa de residências artísticas e técnicas.

a

Projectos

Marc Domage4

Mind(e) my gap Lab – Emmanuelle Huynh – inscrições até 25 julho

Ver Projecto »

MIND(E) MY GAP LABMind Conceção e orientação Emmanuelle Huynh 18 a 23 setembro, das 10h às 17h EB2,3 de Minde […]

Screen Shot 2017-06-01 at 12.32.03

Apresentação Festival Materiais Diversos 2017

Ver Projecto »

21 de Junho, 18h30 Museu de Aguarela Roque Gameiro Minde A Associação Materiais Diversos apresenta a 21 de Junho, pelas […]

fMD2016-Ponto de encontro ©Joana Patita (22)

Ver no Escuro – Clube de Espectadores da Materiais Diversos

Ver Projecto »

  VER NO ESCURO convida curiosos e estudiosos a ver e a conversar sobre espectáculos, mensalmente, a partir de Março. […]