MATERIAIS DIVERSOS » SOBRE

 

A Materiais Diversos (MD) é uma associação cultural sem fins lucrativos, fundada pelo coreógrafo Tiago Guedes, que tem como missão incentivar a investigação e experimentação artísticas e sensibilizar o público para as artes performativas, com especial enfoque na dança. Integra a rede europeia de apoio ao desenvolvimento coreográfico europeu Open Latitudes, bem como a REDE – Associação de Estruturas para a Dança Contemporânea nacional. No quadriénio 2013-2016, a MD é uma estrutura financiada pelo Governo de Portugal/Secretário de Estado da Cultura – DGArtes e pelos Municípios de Alcanena, Torres Novas e Cartaxo, domiciliada no espaço Alkantara (Lisboa).

A actividade da MD desenvolve-se em três eixos:

1 | Projectos Associados

A MD investe numa equipa fixa profissionalizada que cobre a produção, prospecção, difusão, comunicação, relações públicas e administração dos projectos associados dos artistas Filipa Francisco, Marcelo Evelin, Pablo Fidalgo Lareo, Raquel André e Sofia Dias & Vítor Roriz.

2 | Festival Materiais Diversos

Iniciado em 2009 por Tiago Guedes, que durante 6 anos foi seu director artístico, e cumprindo em 2015 a sua 7ª edição, o FMD catapultou uma região com pouca actividade artística profissional para o mapa cultural do país e do mundo, contribuindo para o desenvolvimento cultural, social e económico da região, em parceria com a comunidade local. Somando 90 dias de programação, 760 artistas e mais de 52.500 pessoas de público, num total de 90% de taxa de ocupação em espectáculos, o fMD é uma referência incontornável no circuito de festivais de artes performativas.

3 | Programação

Em parceria com os Municípios de Torres Novas e do Cartaxo e os seus equipamentos municipais Teatro Virgínia e Centro Cultural do Cartaxo, e de outros espaços informais, a MD marca no quadriénio 2013-2016 presença regular na região, através da programação de espectáculos de dança e teatro, projectos de serviço educativo e de um programa de residências artísticas e técnicas.

Junte-se à Materiais Diversos no facebook e no instagram.
Conheça os nossos projectos associados e recorde as edições passadas do FMD no vimeo e no youtube.

 

Direcção artística | Elisabete Paiva

Elisabete Paiva é Mestre em Estudos de Teatro, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, com a dissertação “Teatro para Crianças: do impulso de jogo ao desejo de ser espectador”, e licenciada em Teatro/ Produção pela Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa.
Enquanto produtora independente colaborou com o Teatro O Bando, o Teatro do Vestido, Pedro Sena Nunes e Luís Castro e, entre 2003 e 2005, com o CENTA – Centro de Estudos de Novas Tendências Artísticas, momento fundador da sua actividade actual.
Neste contexto desenvolveu vários projectos artísticos com as comunidades locais, donde se destacam, por serem pioneiros, o Programa de Formação Artística Contínua para o 1º ciclo e o Projeto (R)Existir, com Filipa Francisco, um dos primeiros de formação e criação com reclusos a nível naciona

l.
Foi entre 2006 e 2014 responsável pelo Serviço Educativo d’A Oficina, em Guimarães, designadamente do Centro Cultural Vila Flor e do Centro Internacional das Artes José de Guimarães. Colocou nesta programação para públicos jovens a experiência artística ao centro de uma prática de questionamento sobre o mundo e sobre a relação entre o individual e o colectivo. Neste contexto criou e editou o LURA – jornal de artes e educação e concebeu o Programa Mais Dois – Programa de Aprendizagem em Artes Performativas para o 1º ciclo.
Foi a programadora do Serviço Educativo de Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura.
Foi docente na Universidade Lusófona do Porto, responsável pelo módulo de Programação Cultural, na Pós-graduação em Gestão e Comunicação Cultural.
Actualmente é a Directora Artística da Materiais Diversos.

 

logotiposMD