Oficina |Filipa Francisco – O meu museu da dança

 

aminhaviagem

TORRES NOVAS

MATERIAIS DA DANÇA – MATERIAIS DIVERSOS

MATERIAIS DA DANÇA – MATERIAIS DIVERSOS é um ciclo de actividades formativas que ocorre em abril em torno do Dia Mundial da Dança, nos municípios associados da Materiais Diversos, Torres Novas, Alcanena e Cartaxo. O programa surge do desejo de construir com os espectadores um conhecimento comum sobre a dança enquanto linguagem específica e enquanto manifestação do seu tempo.

Em 2016, MATERIAIS DA DANÇA – MATERIAIS DIVERSOS associa-se ao projecto de criação Espiões de Filipa Francisco. Sob o mote O meu museu da dança, Filipa Francisco e os seus co-criadores e intérpretes orientam um conjunto de oficinas que articulam a prática da dança com alguns momentos chave da história da dança e os artistas que provocaram rupturas no pensamento e nas práticas do corpo e do movimento.

De 26 a 29 de abril, Filipa Francisco e Sílvia Real partilham um pouco da sua história da dança com praticantes de teatro amador e alunos do 2º ciclo em Minde, Alcanena, Torres Novas e Cartaxo.

O meu museu da dança, com Filipa Francisco
Oficina de dança

Nesta sua história da dança Filipa Francisco propõe que os participantes experimentem através do seu próprio corpo vocabulário e metodologias que, estando na base do seu trabalho, têm fontes específicas, artistas e espetáculos da História da Dança que a marcaram pessoalmente. Em particular, os participantes poderão aprender e apropriar-se de uma cena do espetáculo, 1980, de Pina Bausch, improvisando depois a partir dela. Por fim, será visionado o espectáculo em vídeo e debatidas as ideias nele contidas. Serão ainda visionados vídeos de outros artistas igualmente importantes no percurso de Filipa Francisco, como Merce Cunnigham e Tadeus Kantor.

Horário 27 e 29 de abril, das 18h00 às 21h00
Duração 6 horas (2 sessões de 3 horas)
Teatro Virgínia (café-concerto)
Público-alvo Membros de grupos amadores de dança ou teatro (grupos folclóricos, grupos de teatro amador, grupos de teatro/ dança escolares)