KEVIN JEAN | LA 36ÈME CHAMBRE

LA 36ÈME CHAMBRE KEVIN JEAN França

-

\Dança
\Estreia nacional


SÁB 20 Setembro | 21h30
Teatro Virgínia – Torres Novas

DOM 21 Setembro | 16h
Mata de Minde

50min | M/12 | 6€

 

Pendurado de cabeça para baixo, transformado em peso humano, Kevin Jean vira a dança ao contrário e transcende a gravidade num espectáculo suave e delicioso.

Tudo começou com uma lesão. Em 2008, um problema nervoso nos pés implica na capacidade de Kevin Jean andar e dançar, levando-o a reflectir sobre o papel artístico a cumprir pelo seu corpo subitamente não virtuoso.
“Desejava questionar a minha relação com a norma, a deficiência, o obstáculo; a minha relação com o corpo em movimento, numa sociedade performativa. Enquanto experimento literalmente uma inversão de perspectiva, torno-me sensível a um novo ponto de vista e descubro novas possibilidades, uma nova dança. Se alterar a percepção da gravidade, será esta mudança menos dolorosa, menos dramática?”

Acreditando que só é livre quem escolhe as suas limitações, Kevin põe a sua fragilidade à prova, numa instalação fisicamente exigente, na qual se faz pendurar pelos pés num ponto fixo. Consciente do peso, procura o controlo, a suavidade e a abnegação.

Em posição invertida, o criador oferece variações surpreendentes que evocam alternadamente a queda e a estranheza de um corpo em posturas invulgares, constrangido e no entanto fluído de movimentos. Kevin Jean joga com o corpo falhado e evitado, um corpo estrangeiro que é necessário reconquistar e superar. O obstáculo transforma-se numa outra forma de desapego.

\Conversas após os espectáculos

-

\Faça noite dupla!

Bouchra Ouizgen | Ha!

-
\Chegue mais cedo no domingo!

Barrigada, Piquenique total

-

Biografia

Kevin Jean (Sainte Clotilde, Ilhas Reunião, 1981) forma-se em dança com a Cie Coline (2006-08) e com Myriam Gourfink/Transforme (2009-10), após concluir um mestrado em prevenção e educação para a saúde. Integrou em peças de Odile Duboc, Yann Marussich, Alban Richard, Myriam Gourfink, Pascal Rambert, Julie Nioche e Stéphanie Aubin e é artista residente no L’Échangeur – CDC Picardie. La 36ème chambre (2010) é a 1ª parte de um díptico sobre a gravidade, completo com Derrière la porte verte (2012), trio suspenso pelos braços.

 

Ficha artística

Conceito e interpretação Kevin Jean
Assistência coreográfica Nina Santes
Produção La Fronde
Co-produção Fondation Royaumont
Apoio Ménagerie de Verre – Studiolabs, Micadanses – Résidences Mensuelles, L’échangeur – CDC Picardie et le Manège de Reims – Scène nationale dans le cadre de KISS (la Coopération Interrégionale Stimulante et Solidaire), Mairie de Paris / Aide Paris Jeunes Talents

 

IMPRENSA

Stradda
Danser

 

Galeria de Fotos

 

 

PARA PROFISSIONAIS

Kevin Jean
e kev1one@hotmail.com
m
(+33) 621 663 670

 

Apoio à apresentação