NA PRÁTICA _ ESCOLA DE VERÃO

NA PRÁTICA é uma escola de verão com foco no campo das artes performativas, destinada a artistas e investigadores, co-organizada pela Materiais Diversos e pelo Centro de Estudos de Teatro (FLUL). Trata-se de um encontro anual em que, deliberadamente, não se faz distinção entre teoria e prática como uma forma de re-avaliar e re-inscrever as nossas ações, enquanto indivíduos e profissionais, num mundo voltado para a eficácia, a velocidade e a competição. Propõe-se desta forma incorporar um dos grandes desafios da actualidade, re-aprender a conversar, re-aprender a fazer.

FMD17_ MID MY GAP LAB - Emmanuelle Huynh- FOTO_Cláudio Gonçalves_001-18

 

SEM TÍTULO

Laboratório orientado por Vânia Rovisco com Gustavo Vicente e Rui Pina Coelho

Sem título é um laboratório que levanta questões acerca dos comportamentos adquiridos no processo de socialização dos seres humanos, bem como dos impulsos de reação dele decorrentes. Procuraremos desvendar e transformar estes impulsos e comportamentos em muitas outras possibilidades de viver em colectivo, abrindo horizontes de possibilidade sem excluir o potencial da individualidade e da solidão.

Durante cinco dias iremos ao encontro da Vânia Rovisco. A cada dia uma nova troca, uma nova experiência, uma nova partilha – sem títulos nem acabamentos forçados. Não iremos construir nada, procurando erradicar as ideias de utilidade e de eficácia das nossas diversas práticas e repor as ideias de tempo e de encontro.

Durante cinco dias iremos ao encontro da Vânia Rovisco, instalando-nos num parêntesis roubado ao tempo cronológico, entre a sombra do estúdio e a sombra das árvores. Iremos mergulhar num processo criativo no qual a massa do corpo (o nosso corpo) será o ponto de partida, e a carne (a nossa carne) nos apontará os sentidos.

Durante cinco dias iremos ao encontro da Vânia Rovisco, participando da sua prática de pesquisa para uma nova criação, “Sem título de ninguém/ No title of nobody”. E mergulharemos numa possibilidade de trabalho que não divide corpo, conversa, dança e reflexão.

 

Datas _ 13 a 17 de Junho de 2018

 

Escolas parceiras

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa/ Centro de Estudos de Teatro

Faculdade de Motricidade Humana

c.e.m – centro em movimento

ESAD.CR / IPLeiria