De la poésie, du sport, etc – FANNY BROUYAUX

 

De la poésie, du sport, etc

Residência artística de Fanny Brouyaux

De la poésie, du sport, etc

9 a 22 de setembro (residência)

15 de setembro, às 18h (apresentação informal)

Forum Dança, Lisboa

De la poésie, du sport, etc. (‘Da poesia, do desporto, etc.’) é uma colaboração entre Fanny Brouyaux, bailarina e coreógrafa, e Sophie Guisset, atriz e performer. A partir das suas experiências pessoais, a dupla de criadoras belgas questiona a identidade feminina e coloca-se o desafio de desenvolver uma representação única e performativa da mesma. E se a feminilidade fosse uma disciplina olímpica? Um conceito? Um jogo de tabuleiro? Entre endurance e uma constante procura de equilíbrio, Fanny e Sophie ridicularizam a corrida diária em direção a uma feminilidade de fantasia. Deslocando o banal, elas procuram revelar o absurdo, e alterar o que as encerra e limita. Da poesia, du sport, etc. é a primeira colaboração entre as duas artistas, e a segunda criação de Fanny Brouyaux.

 

RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS MATERIAIS DIVERSOS / GRAND STUDIO

Dando continuidade à parceria com o Grand Studio (Bruxelas) na área das residências artísticas, a Materiais Diversos acolhe a jovem coreógrafa belga Fanny Brouyaux em Lisboa, com o apoio do Forum Dança, e proporciona a Cristina Planas Leitão uma residência em Bruxelas. Enquanto Fanny Brouyaux prepara a sua 2ª criação, De la poésie, du sport, etc., Cristina Planas Leitão dá os primeiros passos de pesquisa para o seu próximo projecto UM [unimal].

Abrindo uma ponte entre Lisboa e Bruxelas no âmbito do apoio à criação em dança, a Materiais Diversos e o Grand Studio (com link para http://grandstudio.be/) pretendem alargar as possibilidades de intercâmbio entre coreógrafos portugueses e belgas, partilhar boas práticas, divulgar e consolidar o trabalho dos artistas, tirando partido da natureza complementar das duas estruturas.

 

grandstudio-bleu copie

 

Créditos fotográficos: Maria Ferreira Silva