Oficina | Sílvia Real | Dança-Teatro para crianças

artigo_SilviaReal_CartaxoMATERIAIS DA DANÇA – MATERIAIS DIVERSOS

MATERIAIS DA DANÇA – MATERIAIS DIVERSOS é um ciclo de actividades formativas que ocorre em abril em torno do Dia Mundial da Dança, nos municípios associados da Materiais Diversos, Torres Novas, Alcanena e Cartaxo. O programa surge do desejo de construir com os espectadores um conhecimento comum sobre a dança enquanto linguagem específica e enquanto manifestação do seu tempo.

Em 2016, MATERIAIS DA DANÇA – MATERIAIS DIVERSOS associa-se ao projecto de criação Espiões de Filipa Francisco. Sob o mote O meu museu da dança, Filipa Francisco e os seus co-criadores e intérpretes orientam um conjunto de oficinas que articulam a prática da dança com alguns momentos chave da história da dança e os artistas que provocaram rupturas no pensamento e nas práticas do corpo e do movimento.

De 26 a 29 de abril, Filipa Francisco e Sílvia Real partilham um pouco da sua história da dança com praticantes de teatro amador e alunos do 2º ciclo em Minde, Alcanena, Torres Novas e Cartaxo.

Dança-teatro para crianças – Improvisação, com Sílvia Real
Oficina de dança

Partindo da sua experiência num trabalho regular e de longa duração com crianças/adolescentes entre os 6 e os 14 anos nos últimos 5 anos, Sílvia Real propõe explorar um dos principais focos que considera essencial no seu trabalho: a improvisação, enquanto método de pesquisa na construção de um espetáculo.
A primeira parte desta oficina será prática. Estimulando sempre a ideia de cocriação, será através do movimento, da dança, do texto e da música que se recorrerá a diferentes abordagens relacionadas com a improvisação.
Na segunda parte desta oficina serão projetados alguns exemplos de artistas e coreógrafos que influenciam o trabalho de Sílvia Real e que recorrem regularmente à improvisação.

Horário 26, 28 e 29 de abril, 10h – 12h
Duração 6 horas (3 sessões de 2 horas)
Pontével (Cartaxo)
Público-Alvo: 1 turma de 2º ciclo – 7º ano – 17 alunos